SAPO Txiling
Festas, Cinema, Agenda Cultural e muito mais

17 Novembro 2011

Xixel, filha de Hortênsio Langa, começa sua carreira musical a solo a partir dos seus 19 anos, num bar de música ao vivo, e desde então nunca mais parou, tendo já arrecadado prémios no meio musical.

Xixel e Cheny Wa Gune, criam o Projecto Kahora Bassa com o conceito de que Cahora Bassa fornece energia a uma boa parte da África Austral, e assim este seria o nome ideal para o seu estilo musical, a timbila groove energic, o que logo se percebe levando em conta a quantidade de energia que os dois juntos irradiam.

Os dois criam uma miscelânea de sons que se sustentam. Criam um casamento perfeito e mesmo que cada um tenha sido talhado em escola diversa da do outro, quando se encontram nadam em rios profundos, de ritmos que começam em Moçambique e dão volta a toda a África, experimentando sons persuasivamente maravilhosos.

Sons temperados de uma África tipificamente de dança, de ritmo, uma África de cor e luz natural, de sol abrasador, das estrelas que brilham de forma peculiar, de uma lua espontânea que desponta sempre que lhe apetece como a voz de Xixel, como a sua dança ritmada que corre desde as danças tribais dos zulus, o inocente discorrer das ancas da marrabenta, até aos rodopios do centro da África.

A sua voz é um eixo de luz, uma voz que transporta sons terapêuticos, que quando resolve transporta complexas sonoridades de marcas de gigantes como Salif Keita, Papa Wemba, Mori Kanté, com misturas de um afrobeat forte e invulgar que lembra Ramsome (Fela Anikuapo Kuti), Manu Dibango.

O Projecto Kahora Bassa tem estado a actuar na cidade de Maputo numa pequena tourneé que tem tido uma grande adesão e suscitado grande interesse por parte do público.

 

Foto: FB Cheny Wa Gune

capulana às 12:53

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Agenda

Stewart Sukuma | 18 de Maio

ver mais »

Energetic Party | 12 de Maio

ver mais »



11º Ciclo de Cinema Europeu | de 15 a 29 Maio

ver mais »
Outros Eventos
Cinema 27 Abril a 3 Maio
Cinema Xenon

Nascido em Queens, Josh Kovacs (Stiller) geriu ...

ver mais »

A paleontologista Kate Lloyd viajou para ...

ver mais »



Depois de derrotar uma dragão maléfico, resgatar ...

ver mais »

Cinema Gil Vicente

Charlie Kenton (Hugh Jackman) é um ex-pugilista que perdeu ...

ver mais »

Este blog mudou de endereço e agora está em http://txiling.sapo.mz.

subscrever actualizações
pesquisar no Txiling
 
pub
o que está a dar
SAPO.MZ no Facebook