SAPO Txiling
Festas, Cinema, Agenda Cultural e muito mais

29 Fevereiro 2012
banda djaakas

“Tchakutchena” é o título da música que levou o agrupamento musical Djaakas a finalíssima do Ngoma Moçambique 2011/2012, a parada de sucessos musicais que anualmente elege os melhores do sector ao nível do país.


A banda rebelde do “Chiveve” quer novamente chegar ao topo desta competição e espera que os jovens da cidade da beira e os seus fãs espalhados pelo país catapultem este tema para o lugar mais alto, fazendo com que repitam os feitos alcançados em 2002, 2004 e 2005.

 

“Em 2002 conquistamos o prémio Revelação com o tema `Djogorro´ e por duas vezes, em 2004 e 2005, vencemos o prémio de melhor canção com os temas `Mbole Mbole´ e `Tambalale´, pelo que este ano esperamos que o júri volte a olhar o nosso tema com atenção e o público que nos admira não deixe de votar em nós”, disse Dionísio o baterista da banda quando abordava a participação dos “Djaakas” na edição 2011/2012 do Ngoma Moçambique.


A música apresentada por esta banda é de intervenção social, procurando corrigir alguns males que afligem a sociedade moçambicana. É assim que o tema “Tchakutchena” é destinado aos jovens deste país que enveredam pelo caminho do alcoolismo, apelando-os a abandonarem essa via, explorando cada vez mais as suas potencialidades e criatividade, segundo explicou Dionísio quando abordava o alcance da música que participa na parada de sucessos.


“Alertamos aos jovens sobre os perigos que advêm do vício no consumo de álcool, pois em Moçambique há muitos jovens que estão a consumir cada vez mais as bebidas chamadas de branquinhas que são de baixo custo e este facto poderá comprometer o desenvolvimento do país, dado que são os jovens os seus maiores consumidores e eles são a esperança do país”, disse o baterista.


Os “Djaakas” esperam que a Rádio Moçambique, que projecta organizar a finalíssima do Ngoma Moçambique fora da cidade de Maputo como tem sido hábito, melhore os prémios monetários a serem atribuídos aos vencedores, de modo a que os mesmos acompanhem a realidade económica do músico e do país.


Alfredo Lituri (Texto) Sérgio Costa (Fotos)


SAPO MZ


 
 

capulana às 11:19
palavras-chave:

Agenda

Stewart Sukuma | 18 de Maio

ver mais »

Energetic Party | 12 de Maio

ver mais »



11º Ciclo de Cinema Europeu | de 15 a 29 Maio

ver mais »
Outros Eventos
Cinema 27 Abril a 3 Maio
Cinema Xenon

Nascido em Queens, Josh Kovacs (Stiller) geriu ...

ver mais »

A paleontologista Kate Lloyd viajou para ...

ver mais »



Depois de derrotar uma dragão maléfico, resgatar ...

ver mais »

Cinema Gil Vicente

Charlie Kenton (Hugh Jackman) é um ex-pugilista que perdeu ...

ver mais »

Este blog mudou de endereço e agora está em http://txiling.sapo.mz.

subscrever actualizações
pesquisar no Txiling
 
pub
o que está a dar
SAPO.MZ no Facebook