SAPO Txiling
Festas, Cinema, Agenda Cultural e muito mais

27 Janeiro 2012

 

O lançamento do primeiro volume da compilação musical “Rádio Marrabenta”, em formato de CD duplo, marcou o arranque da quinta edição do Festival da Marrabenta, que este ano tem como mote “A Festa da Ritualização”.


Mesmo sem ter esgotado os seus lugares para este primeiro espectáculo do evento criado em 2008, o Centro Cultural Franco-Moçambicano registou boa casa para ver as principais figuras que compõem o cardápio do disco que pretende divulgar e expandir a marrabenta pelos quatro cantos do mundo.

 

E foi num cenário de festa que alguns dos artistas mais sonantes na execução do ritmo marrabenta fizeram a festa, nomeadamente Xidiminguane, Dilon Djindje, Alberto Mhula, Alberto Mutcheka, Salimo Muhamed, Rosália Mboa, Victor Urbano, Jomalu, Narciso Macuácuà e a banada Carlos e Zaida Lhongo, sendo que boa parte deles têm temas no disco “Rádio Marrabenta”.


A dança foi o condimento principal deste primeiro espectáculo, com as bailarinas Nysha, Gita e Angelina a contagiarem a plateia que não hesitou em dar alguns toques da marrabenta, numa verdadeira festa de música popular urbana moçambicana.


Para os organizadores, a celebração do quinto aniversário deste evento marca os festejos da criação de um rito, dos cinco anos  de promoção da cultura da paz, de um movimento cultural empreendedor, inovador e imaginativo.


Para este ano, o Festival da Marrabenta propõe-se a realizar mais espectáculos e a chegar mais longe, devendo tocar mais dois pontos, nomeadamente as cidades de Inhambane e Beira, que se juntarão a Maputo, Matola,  e Xai-Xai e a Marracuene e Matalane que tem no evento na sua agenda anual desde 2008.


O Festival prossegue esta sexta-feira no Cine-Teatro África com a exibição da peça “As 30 Mulheres de Muzeleni” de autoria do célebre dramaturgo moçambicano Lindo Chongo, uma obra que tem particular importância porque retrata a história cultural do povo moçambicano, com destaque para o lobolo (casamento tradicional).


O mesmo recinto será palco do Musical Marranenta que conta com a presença das sul-africanas Mahotella Queens que vão actuar na maior sala de espectáculos de Maputo também na noite de sábado, dia 28 de Janeiro.


Veja as fotos do Festival

 

Veja o vídeo do concerto de abertura do festival


Alfredo Lituri (Texto) e Sérgio Costa (Fotos)


SAPO MZ



capulana às 11:46
palavras-chave: , ,

Agenda

Stewart Sukuma | 18 de Maio

ver mais »

Energetic Party | 12 de Maio

ver mais »



11º Ciclo de Cinema Europeu | de 15 a 29 Maio

ver mais »
Outros Eventos
Cinema 27 Abril a 3 Maio
Cinema Xenon

Nascido em Queens, Josh Kovacs (Stiller) geriu ...

ver mais »

A paleontologista Kate Lloyd viajou para ...

ver mais »



Depois de derrotar uma dragão maléfico, resgatar ...

ver mais »

Cinema Gil Vicente

Charlie Kenton (Hugh Jackman) é um ex-pugilista que perdeu ...

ver mais »

Este blog mudou de endereço e agora está em http://txiling.sapo.mz.

subscrever actualizações
pesquisar no Txiling
 
pub
o que está a dar
SAPO.MZ no Facebook