SAPO Txiling
Festas, Cinema, Agenda Cultural e muito mais

14 Dezembro 2011

Casa lotada foi o que registou o Centro Cultural Franco-Moçambicano na noite do último sábado, pois os admiradores do músico Stewart Sukuma não quiseram perder este espectáculo de lançamento de mais um single do cantor, com o título “Caranguejo”.

Foram duas horas e meias de muita vibração e animação, com Sukuma e sua banda Nkuvo a proporcionar excelentes momentos de marrabenta e muito mais. O show tinha como tema “uma mão lava a outra”, como uma forma de incentivar a entre-ajuda no seio dos moçambicanos.

A banda Likuti, conhecida por agregar apenas mulheres, é que abriu o concerto para depois o grupo de humoristas Nomo pôr mais tempero no show, antes de Stewart e a banda Nkhuvu passearem a sua classe naquele palco.

Não tardou para o baixista Nelton Miranda fazer um chamamento, através da sua guitarra de seis cordas: Stewart entrou em grande estilo e rematou de imediato a sua fábula mais esperada por todos - “Caranguejo”. Este tema de abertura pôs o público em transe, o que fez com que o denominador comum na sala fosse dança e euforia à boa maneira moçambicana.

A iminência da sua produção musical pode ter sido o mote para os presentes enquadrarem este concerto de Verão Amarelo na escala internacional, pois, ao autor de “Xitchuketa Marrabenta” e a banda Nkhuvu são uma referência obrigatória para os apreciadores da boa música moçambicana.

Ritmos, fruto de uma pesquisa na música tradicional mesclada com a música urbana, deram um toque especial ao concerto e espelham aquilo que é a nossa vivência no mundo global de hoje, com a finalidade explícita de obter um som universal.

Para carimbar a internacionalização deste concerto de Verão Amarelo, Stewart contou ainda com os préstimos da cantora brasileira Socorro Lira que partilhou bons e memoráveis momentos com o público fiel que abarrotou a sala.

Stewart Sukuma e Socorro Lira fizeram um dueto no tema “A Lirhandzo”, do conceituado músico moçambicano Hortênsio Langa, que levou o público ao delírio, tendo em conta que Lira conseguiu cantar em Ronga. O show serviu ainda para prestar tributo a Gabriel Chiau, guru da música popular urbana moçambicana.

Referir que durante o espectáculo Stewart Sukuma apresentou o cartoonista moçambicano Sérgio Zimba, autor da capa do disco em que vem inserido o single “Caranguejo”. Zimba aproveitou a ocasião para apelar para que se valorize o cartoon moçambicano.

12 de Dezembro de 2011

Texto: Alfredo Lituri
Fotos: Sérgio Costa

 

 

Veja também as fotos do lançamento de Caranguejo

capulana às 15:10
palavras-chave: , ,

Agenda

Stewart Sukuma | 18 de Maio

ver mais »

Energetic Party | 12 de Maio

ver mais »



11º Ciclo de Cinema Europeu | de 15 a 29 Maio

ver mais »
Outros Eventos
Cinema 27 Abril a 3 Maio
Cinema Xenon

Nascido em Queens, Josh Kovacs (Stiller) geriu ...

ver mais »

A paleontologista Kate Lloyd viajou para ...

ver mais »



Depois de derrotar uma dragão maléfico, resgatar ...

ver mais »

Cinema Gil Vicente

Charlie Kenton (Hugh Jackman) é um ex-pugilista que perdeu ...

ver mais »

Este blog mudou de endereço e agora está em http://txiling.sapo.mz.

subscrever actualizações
pesquisar no Txiling
 
pub
o que está a dar
SAPO.MZ no Facebook