SAPO Txiling
Festas, Cinema, Agenda Cultural e muito mais

16 Novembro 2011

Os Timbila Muzimba são uma das mais emblemáticas orquestras moçambicanas de música tradicional. O seu percurso vem do entusiasmo. Em 1997, um grupo de jovens bebeu das origens o ritmo que a UNESCO classificou como património da humanidade e juntou-se formando esta orquestra que desde o início seduziu audiências no país e no estrangeiro.

Os sons das timbilas, congas e todos os outros instrumentos que os Timbila Muzimba criaram ao longo dos anos, geram uma grande cumplicidade entre a banda e os fãs. A música dos Timbila Muzimba estabelece uma fusão entre os sons e ritmos tradicionais das timbilas com os dos instrumentos modernos.

O nome do grupo, Timbila Muzimba, assentou, por um lado, no nome do instrumento da família dos xilofones, a timbila, tradicionalmente da província de Inhambane e que se tornou num dos símbolos da cultura moçambicana; por outro, no termo muzimba (que significa corpo) e que se relaciona com o corpo dos bailarinos que se movimentam vivamente ao som da música.

Em 1999, receberam o 1º Prémio do Concurso Music Cross-Roads e desde então já actuaram em vários países, nomeadamente na Alemanha, Noruega, Suécia, Portugal, Luxemburgo, China, para além das participações em intercâmbios e oficinas.

Dedicam-se ainda à pesquisa dos ritmos, canções, danças e técnicas de construção e execução de instrumentos musicais tradicionais de Moçambique. Em 2003, gravaram o CD “ Por Conta Própria”

As Timbila são os xilofones do povo Vachopi, que habita o sudeste de Moçambique, nas províncias de Gaza e Inhambane. A Timbila foi considerada património mundial da Humanidade pela UNESCO em 2004.

 

 

capulana às 18:44
palavras-chave: ,

Agenda

Stewart Sukuma | 18 de Maio

ver mais »

Energetic Party | 12 de Maio

ver mais »



11º Ciclo de Cinema Europeu | de 15 a 29 Maio

ver mais »
Outros Eventos
Cinema 27 Abril a 3 Maio
Cinema Xenon

Nascido em Queens, Josh Kovacs (Stiller) geriu ...

ver mais »

A paleontologista Kate Lloyd viajou para ...

ver mais »



Depois de derrotar uma dragão maléfico, resgatar ...

ver mais »

Cinema Gil Vicente

Charlie Kenton (Hugh Jackman) é um ex-pugilista que perdeu ...

ver mais »

Este blog mudou de endereço e agora está em http://txiling.sapo.mz.

subscrever actualizações
pesquisar no Txiling
 
pub
o que está a dar
SAPO.MZ no Facebook