SAPO Txiling
Festas, Cinema, Agenda Cultural e muito mais

16 Novembro 2011
Concerto Jimmy Dludlu 2011
Jimmy Dludlu tinha 13 anos quando pegou numa guitarra pela primeira vez. Aprendeu a tocar sozinho imitando Música Jazz e Africana que ouvia na rádio.

Iniciou a sua carreira nos anos 80 tocando em várias bandas como a Impandze da Swazilândia, com o cantor Jamaicano Trevor Hall, Kalahari e Satari do Botswana, bem como a banda Anansi, com o saxofonista do George Lee, oriundo do Gana. Durante este período, destaca-se a sua actuação com Anansi nas comemorações da Independência do Botswana em 1986.

Em 1990, em Joanesburgo, Jimmy trabalhou com McCoy Mrubata e a sua banda Brotherhood, tendo conquistado o Gilbey's Music of Africa, um ano depois.

Em 1991, foi membro fundador do grande grupo de sucesso Loading Zone, fazendo uma tourneé pelo continente africano na companhia de vários artistas sul-africanos de sucesso, como Hugh Masekela, Miriam Makeba, Brenda Fassie, Chico e Sipho Mabuse. Durante este período, Jimmy Dludlu gravou com Miriam Makeba o álbum Eyes on Tomorrow e participou em Sun City na produção de Sax Appeal, com Rene McLean, Winston Mankunku, Robbie Jansen, Victor Ntoni e Duke Makasi. Destaca-se, em 1992, a tourneé dos Loading Zone pela Nigéria com o apoio de Papa Wemba, do Zaire.


Em Julho de 1993, o saxofonista Morris Goldberg convidou-o para uma actuação com a sua banda Ojoyo no Smirnoff Jazz Festival em Grahamstown. Jimmy volta ao mesmo festival no ano seguinte com a lenda do jazz, Herb Ellis. Nessa altura, Jimmy decide continuar os seus estudos no Cape Town’s College of Music.

A partir de 1994, o seu estilo inconfundível torna-se evidente, acabando por chamar a atenção da indústria de produção musical sul-africana. Nesse mesmo ano, participa nos festivais Johannesburg's Arts Alive e Guinness Jazz com a sua banda.

O seu primeiro álbum, Echoes from the Past, foi lançado em Setembro de 1997, tendo sido premiado, em 1998, com dois FNB SAMA nas categorias de Revelação do Ano e Melhor Álbum Contemporâneo de Jazz, nos SAMA Music Awards. O álbum foi vendido também nos Estados Unidos, Itália, Suíça, Suécia e Hungria.

Em Março de 2000, vence nas categorias de Melhor Artista Masculino e Melhor Álbum Contemporâneo de Jazz, com o álbum Essence of Rhythm, nos SAMA Music Awards.

O seu mais recente disco, Tonota in The Groove, homenageia uma vila do Botswana, que se situa a 30 quilómetros de Bulawaio, Zimbabwé, onde o guitarrista, depois de sair de Moçambique, viveu e amadureceu como músico de referência internacional. Trata-se do sétimo álbum do guitarrista Jimmy Dludlu, lançado no passado dia 25 de Maio, na vizinha África do Sul, sob chancela da Universal Music.

"Tonota conta uma história cheia da minha vida, basicamente um regresso aos primeiros anos e passos da minha carreira musical” Jimmy Dludlu.

 

capulana às 16:50
palavras-chave: ,

Agenda

Stewart Sukuma | 18 de Maio

ver mais »

Energetic Party | 12 de Maio

ver mais »



11º Ciclo de Cinema Europeu | de 15 a 29 Maio

ver mais »
Outros Eventos
Cinema 27 Abril a 3 Maio
Cinema Xenon

Nascido em Queens, Josh Kovacs (Stiller) geriu ...

ver mais »

A paleontologista Kate Lloyd viajou para ...

ver mais »



Depois de derrotar uma dragão maléfico, resgatar ...

ver mais »

Cinema Gil Vicente

Charlie Kenton (Hugh Jackman) é um ex-pugilista que perdeu ...

ver mais »

Este blog mudou de endereço e agora está em http://txiling.sapo.mz.

subscrever actualizações
pesquisar no Txiling
 
pub
o que está a dar
SAPO.MZ no Facebook